quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Não pule refeições


Fazer refeições regulares ajuda a manter o equilíbrio dos níveis de açúcar no sangue. O hábito de comer regularmente melhora os níveis de concentração, humor e energia. Os lanches entre as refeições são importantes para pessoas muito ativas ou com tendência a problemas nos níveis de açúcares no sangue, tais como: hipoglicemia, resistência à insulina, obesidade e diabetes. Ficar por mais de 3 horas sem comer faz com que o corpo não saiba o momento em que irá receber alimento novamente. Assim, o corpo acaba acumulando energia ao invés de gastá-la, tornando o metabolismo cada vez mais lento. Dessa forma, a conversão dos alimentos em energia também se torna lenta, contribuindo para o aumento dos estoques de gordura no corpo.

Intoxicação alimentar



O organismo de uma pessoa reage às toxinas produzidas por bactérias que contaminam alimentos. Os sintomas variam em náuseas, fraqueza geral do corpo, febre, cólicas abdominais, vômitos e diarreia. A intoxicação ocorre como resultado do manuseio, armazenamento ou cozimento inadequado dos alimentos. Por isso, é importante que as pessoas lavem muito bem as mãos com sabão antes de comer e de preparar as refeições.

Exemplos de intoxicação alimentar:

Estafilococo
Os alimentos manuseados por pessoas com infecções cutâneas podem ser contaminados quando deixados em temperatura ambiente. O exemplo clássico é o da salada de batata que ficou fora do gelo por muito tempo. Os sintomas surgem rapidamente (dentro de 2 a 8 horas) e se resolvem em 12 horas. Podem incluir:
Náusea;
Vômito;
Cólica;
Diarreia;
Dor de cabeça;
Febre.

Campilobacter
Esta infecção costuma resultar de aves infectadas e cozidas de maneira inadequada. Também ocorre a partir do leite não pasteurizado e da água contaminada. Os sintomas costumam se manifestar 2 a 5 dias após a exposição, podendo incluir:
Diarreia;
Náusea;
Vomito;
Febre;
Dor e cólica abdominal.

Salmonela
Entre os alimentos mais comuns, estão: leite não pasteurizado, aves e ovos malcozidos. Os sintomas começam de 16 a 48 horas após a ingestão do alimento e podem durar até 7 dias. Esta infecção causa problemas intestinais graves, como:
Dor de cabeça;
Febre;
Dor abdominal;
Diarreia;
Náusea;
Vomito (às vezes).

Botulismo
Alimentos enlatados em casa são a fonte mais comum dos esporos que causam a toxidade no sistema nervoso. As toxinas produzidas pelos esporos podem ser eliminadas por meio do calor, cozimento dos alimentos a 80°C. Os sintomas costumam surgir dentro de 18 a 36 horas após a ingestão da toxina do botulismo. Pode ser uma intoxicação alimentar muito grave e fatal. Os sintomas incluem:
Náusea;
Vomito;
Fraqueza muscular;
Constipação;
Dificuldade de respirar.

Escherichia coli
A infecção costuma ocorrer como resultado de carne malcozida, leite não pasteurizado ou da contaminação fecal oral. Esta bactéria infecta o trato digestivo e provoca diarreia com sangue. Crianças e idosos são os mais suscetíveis.
Os sintomas incluem:
Diarreia líquida, seguida de diarreia com sangue;
Cólica abdominal grave;
Febre (em geral ausente ou baixa).

Calorias consumidas durante a noite atuam da mesma forma que as consumidas de dia?

 

As calorias sim, mas a metabolização dos alimentos não. Numa dieta que visa perda de peso, quem se alimenta à noite e faz uma refeição muito pesada acaba emagrecendo mais lentamente do que se jantasse mais cedo. Isso acontece porque à noite temos uma redução no ritmo do metabolismo, o que favorece o acúmulo de gordura corporal nesse período. Portanto, se você deseja emagrecer o ideal é fazer um jantar mais leve e evitar refeições próximas ao horário de dormir.